"Viver sozinha e ter um filho não é uma tarefa fácil. Mas o que outrora era visto com maus olhos, hoje é um sinal de outros tempos. De escolhas, liberdade, coragem... A gravidez acidental, mas vários outros motivos têm contribuído para desvincular os filhos de possiveis casamentos.A liberdade de criar um filho sem a presença paterna deixou de ser um efeito colateral de uma relação que terminou e torna-se assim uma opção consciente para muitas mulheres. O que antes só viria com um casamento – a casa, um carro, viagens e crianças – depende agora apenas da disposição da mulher. Mas nem tudo são "rosas"..."

sábado, julho 31

Filhos de óvulos/esperma doados

Já falei aqui sobre um blog de uma jornalista que escreve sobre infertilidade. Na ultima postagem dela, há um depoimento de uma filha de um casal que recorreu a doaçao de esperma para terem filhos. Trascrevo o depoimento:


"Não me lembro do momento específico em que me foi dito (sobre o fato de ter sido gerada com esperma doado). Nunca houve um momento em que meus pais me sentaram e disseram isso. A informação sempre presente e eu aceitei-a como completamente normal. Foi sempre um tema aberto em casa, eu podia fazer perguntas quando quisesse. Não tem sido um grande problema na minha vida, eu não penso sobre isso o tempo todo.
Eu nunca me senti envergonhada com isso. Sempre me senti especial e interessante. Gostava de ser diferente. Nunca houve uma pergunta sobre quem é meu pai. Parece estúpido para mim. Pai é alguém que ama você, não a pessoa que forneceu o esperma para fazê-lo. Eu sempre soube desde a mais tenra idade que 'papai' significa amor, e não esperma.
Isso não se alterou durante a puberdade. Na verdade, só quando eu vim a conhecer e compreender os homens e rapazes é que percebi a pessoa fantástica que é meu pai. Senti mais amor e respeito por ele ter sido capaz de enfrentar a sua infertilidade. É preciso ser um verdadeiro homem para fazer isso.
Penso que a forma de conduzir uma conversa sobre a doação de gametas em uma família deva ser aberta e sem vergonha sobre sua decisão. Os pais têm que deixar de lado seus próprios sentimentos e focar nas necessidades de seus filhos.
Os meus pais conseguiram fazer isso e eu os respeito por isso. Posso confiar neles totalmente. Acho que se eu fosse descobrir isso tudo agora, seria muito pior. Esconder parece significar algo ruim, algo que se deve envergonhar.
Acho que a concepção por meio de doadores é uma maneira completamente aceitável para se criar uma família. Mas deve ser feita se e somente se os pais estiverem preparados para ser honestos com seus filhos. É um direito humano ter a opção de saber de onde você veio."


No caso, a garota tem um pai. No caso de uma "produção independente" há ainda outras explicações a dar...

Um comentário:

  1. Olá!
    Seguia você no blog "Me separei e agora?"
    Mas descobri esse novo blog e pretendo segui-lo.
    Tudo bem? Posso?
    Beijos.

    ResponderExcluir

Troque uma ideia comigo!